Fonte: http://www.brasilescola.com
Pequeno Histórico do Bullying
A definição universal de bullying é compreendida como um subconjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro (a), causando dor, angústia e sofrimento.
O bullying é um fenômeno mundial tão antigo quanto à escola. Porém, foi na década de 1970, na Suécia, que surgiu um maior interesse da sociedade sobre este problema, logo em seguida estendeu-se para vários países. Foi quando na Noruega, doze anos mais tarde, em 1982 ocorreu o suicídio de três crianças entre 10 e 14 anos, motivadas pela situação de maus-tratos a que eram submetidos pelos seus companheiros da escola, Este fato teve grande repercussão nos meias de comunicação, mobilizando o governo Norueguês que fizera uma campanha nacional contra o bullying no ano seguinte.
Nos Estados Unidos o tema é de grande interesse, pois o fenômeno cresce,ao contrario do Brasil, que ainda é pouco comentado e discutido. Estamos a 15 anos de atraso em relação aos estudos e tratamento deste comportamento, comparados aos países europeus. A ABRAPIA — Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção a Infância e a Adolescência, entre os anos de 2000 a 2004, pesquisou e constatou que 40,5% dos alunos admitiram estar envolvidos em bullying, revelando também que este fenômeno se faz presente com índices superiores aos países europeus.
Alguns Locais de Ocorrência
O bullying pode acontecer em qualquer contexto no qual seres humanos interajam,tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.Na escola pode também assumir a forma de avaliações abaixo da media e não retorno das tarefas escolares, segregação de estudantes competentes por professores incompetentes ou não atuantes. Isto é feito para seus programas e códigos internos de conduta nunca sejam questionados, servindo para criar uma classe de “todos educados”.
No trabalho é um problema sério que muito freqüentemente as pessoas pensam que seja apenas um problema ocasional entre indivíduos. Mas o bullying é mais do que um ataque ocasional de raiva ou briga. É uma intimidação regular e persistente que solapa a integridade e confiança da vitima e freqüentemente é aceita ou mesmo encorajada como parte da cultura da organização. Entre vizinhos o bullying toma a forma de intimidação por comportamento inconveniente, como exemplo o barulho excessivo para perturbar o sono e padrões de vidas normais ou fazer queixar às autoridades por incidentes menores ou forjados.
Na Escola
O comportamento agressivo entre estudantes é um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e freqüentemente ignorado ou não valorizados pelos adultos, porém, o bullying entre estudantes, é definido como um ato agressivo intencional e repetido, provocado por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, executado dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo.
A definição universal de bullying é compreendida como um subconjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro (a), causando dor, angústia e sofrimento.
O bullying é um fenômeno mundial tão antigo quanto à escola. Porém, foi na década de 1970, na Suécia, que surgiu um maior interesse da sociedade sobre este problema, logo em seguida estendeu-se para vários países. Foi quando na Noruega, doze anos mais tarde, em 1982 ocorreu o suicídio de três crianças entre 10 e 14 anos, motivadas pela situação de maus-tratos a que eram submetidos pelos seus companheiros da escola, Este fato teve grande repercussão nos meias de comunicação, mobilizando o governo Norueguês que fizera uma campanha nacional contra o bullying no ano seguinte.
Nos Estados Unidos o tema é de grande interesse, pois o fenômeno cresce,ao contrario do Brasil, que ainda é pouco comentado e discutido. Estamos a 15 anos de atraso em relação aos estudos e tratamento deste comportamento, comparados aos países europeus. A ABRAPIA — Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção a Infância e a Adolescência, entre os anos de 2000 a 2004, pesquisou e constatou que 40,5% dos alunos admitiram estar envolvidos em bullying, revelando também que este fenômeno se faz presente com índices superiores aos países europeus.
Alguns Locais de Ocorrência
O bullying pode acontecer em qualquer contexto no qual seres humanos interajam,tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.Na escola pode também assumir a forma de avaliações abaixo da media e não retorno das tarefas escolares, segregação de estudantes competentes por professores incompetentes ou não atuantes. Isto é feito para seus programas e códigos internos de conduta nunca sejam questionados, servindo para criar uma classe de “todos educados”.
No trabalho é um problema sério que muito freqüentemente as pessoas pensam que seja apenas um problema ocasional entre indivíduos. Mas o bullying é mais do que um ataque ocasional de raiva ou briga. É uma intimidação regular e persistente que solapa a integridade e confiança da vitima e freqüentemente é aceita ou mesmo encorajada como parte da cultura da organização. Entre vizinhos o bullying toma a forma de intimidação por comportamento inconveniente, como exemplo o barulho excessivo para perturbar o sono e padrões de vidas normais ou fazer queixar às autoridades por incidentes menores ou forjados.
Na Escola
O comportamento agressivo entre estudantes é um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e freqüentemente ignorado ou não valorizados pelos adultos, porém, o bullying entre estudantes, é definido como um ato agressivo intencional e repetido, provocado por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, executado dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo.
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